I Seminário Internacional Latino-Afro-Hispânico acontece no IM

Evento reúne personalidades de Brasil, Colômbia, Cuba, Estados Unidos, México e Peru

— por Lucas Meireles

Foto: Divulgação

O IM (Instituto Multidisciplinar) recebe, entre os dias 26 e 28 de Novembro, o I Seminário Internacional Latino-Afro-Hispânico (ISEMILLAH). O objetivo do evento é construir uma rede de reflexão sobre a negritude na América Latina.

Na programação, estão previstos lançamento de livros, palestras, grupos de trabalho e cine-debates. Entre os convidados internacionais está a antropóloga, cineasta e diretora executiva da ONG Afrodiaspora, Sheila Walker. A estadunidense estará lançando, em português, o livro “Conocimiento desde adentro”. A obra aborda a importância para os negros de buscarem as histórias de seus antepassados.

Além de Walker, participam a escritora argentina, erradicada na Colômbia, Anny Ocoro Loango; o rapper, poeta e membro do Quilomboarte, o mexicano Bocafloja; a integrante do Ministério da Cultura do Peru, Susane Matute, e o diretor e ativista peruano, erradicado no Brasil, Phillip Johnston.

Para a professora e membro da comissão organizadora, Camila Daniel (DCAS), o seminário será de grande importância para aproximar o público da temática da negritude. A docente também ressaltou o caráter internacional do ISEMILLAH.

“O evento vai contribuir para a circulação transnacional de saberes entre diferentes áreas, incluindo artistas, pesquisadores, ativistas e agentes do Estado que trabalham com a negritude em países como Brasil, Peru, Cuba, México, Colômbia e Argentina”, disse Camila.

Camila Daniel destacou também a importância de se estudar o tema negritude. Segundo a professora, esta é uma forma de desafiar as relações de poder reproduzidas pelas formas hegemônicas de conhecimento.

“Incluir perspectivavas negras na universidade é fundamental para a produção de saberes em que os negros são reconhecidos sujeitos do conhecimento”, explicou a professora.

Confira a programação completa no link: https://semillahufrrj.wixsite.com/isemillah/programacao?fbclid=IwAR1XzVTkMKxgQdNycgZb_t0snb42oHUxhyIFaifSLkcWwvStb5lz2Ljsbas

  • Generic selectors
    Exact matches only
    Search in title
    Search in content
    Search in posts
    Search in pages


  • Notícias Relacionadas

    CPDA promove seminário sobre políticas públicas para o meio rural

    Golpe de 2016 é tema de seminário de Serviço Social

    UFRRJ em parceria com outras IES promove seminário que discute a relação do empresariado com a ditadura

    PET Baixada promove palestra com coordenador do OGUNTEC

    IM recebe a VIª Semana da Baixada